ARTIGOS

SOS NATAL

Luzes pela cidade, Jingle Bells em todas as lojas, anúncios de presentes na televisão… onde quer que vá, quer goste ou não, o Natal é inevitável. E com ele vem a pressão. Pressão para ir a todos os jantares de natal, para comprar presentes, para juntar a família (sem conflitos de preferência!) … enfim, são mais que muitas as solicitações que acabam por se refletir no deteriorar da nossa saúde e bem-estar. Dezembro é um mês que idealmente seria feliz por representar a união das famílias mas infelizmente nem sempre é assim. O stress torna-se incontornável, ficamos mais cansados, desgastados e como é melhor prevenir que remediar seguem algumas dicas:

 

1. Cuide da sua carteira
Estabeleça um orçamento para gastar com presentes, jantares e outros gastos inerentes a esta quadra. Poderá utilizar a criatividade e personalizar o que vai oferecer e na decoração da casa ao reciclar, criar, construir, inventar. Não confunda carinho com consumo.

 

2. Cuide da sua saúde
A alteração da rotina de sono, alimentação e desporto pode traduzir-se em stress para o organismo. Assim, tente manter os seus hábitos especialmente no que diz respeito á alimentação que tem um efeito direto e claro no nosso funcionamento

 

3. Cuide do seu tempo
Saiba dizer que não a pedidos excessivos que não lhe trazem bem-estar, aos encontros que falham em genuinidade e a todos os compromissos que sente que nada acrescentam. Ao dizer que não a terceiros, estará na verdade a dizer sim a si mesmo.

Cuide de si porque o stress cobra uma fatura alta – irritabilidade, ansiedade, dificuldades cognitivas (atenção, concentração, memória…). Priorize-se (cá entre nós, seja um bocadinho egoísta) e irá certamente aproveitar esta quadra que pode efetivamente ser muito bonita.

Partilhe em:

Share via
Copy link
Powered by Social Snap